segunda-feira, 16 de maio de 2011

Concordâncias e preconceitos

Uma matéria na TV e alguns emails estão ressaltando o assunto de que se deve respeitar a língua falada pelo povo. Pelo tom das entrevistas e informações, parece que se vai jogar no lixo o padrão culto da língua e institucionalizar o uso do português popular ou registro coloquial da língua como norma para todas as ocasiões.
Na TV o assunto foi apresentado em rápidos flashes, como acontece sempre nesse veículo de comunicação, onde o tempo é precioso (e caro). Os temas acabam não sendo aprofundados e as pessoas ficam com informações incompletas.
Respaldada em teóricos respeitados, acredito, como professora, mais ou menos no que se segue.
- A língua pode ser um meio de subordinação dos que dominam a norma culta sobre aqueles que não a dominam por falta de oportunidades de acesso a ela, via escolarização.
_ A escola precisa respeitar e compreender o registro linguístico que as classes populares utilizam no dia a dia, resolvendo com ela seus inúmeros problemas e mantendo a socialização com seus iguais.
_ O registro popular da língua tem uma gramática própria, que não foi ainda devidamente sistematizada nem descrita pelos linguistas.O exemplo dado no programa de TV diz respeito a uma regra de concordância. O registro popular marca o plural apenas no artigo (Os menino corajoso foi).
Já a norma culta tem um plural redundante, ou seja, marca o plural em todos os elementos da frase (os meninos corajosos foram).
É bom lembrar que o inglês culto marca o plural apenas no substantivo, ficando artigos, pronomes, verbos e adjetivos, invariáveis (The dirty boys went to school, ao pé da letra: o meninos sujo foi à escola).
_ O papel da escola é apresentar à criança formas diferentes de falar o que ela já fala, ou seja, na escola aprende-se a norma culta do português porque é nessa modalidade que se é avaliado pela sociedade _ quando se presta um concurso, quando se apresenta para uma entrevista de emprego, quando se faz uma reivindicação junto a uma autoridade, etc
_ Em resumo, o jovem, ao entrar para a escola, já domina uma variedade do português (ele é competente falante de sua língua materna). Deverá sair da escola dominando duas modalidades e as usará nas ocasiões adequadas.
Fazendo uma analogia com o vestuário: não usamos roupa esporte numa solenidade (seria inadequado) nem vamos usar português popular numa sala de aula ou numa audiência com o juiz.
Da mesma forma, não vou usar paetês à beira da piscina nem  vou utilizar a norma culta da língua para dizer: _Por obséquio, passe-me a vasilha de arroz! Esse linguajar fica pernóstico numa situação informal.
 Como já falei, o assunto é extenso e sujeito a chuvas e trovoadas. Estou cada vez mais convencida de que não se deve julgar uma pessoa pela maneira como ela fala. Existem pessoas que falam "certo e bonito" e não dizem nada (ou nos enganam). Outras têm léxico e sintaxe deficitárias, mas passam mensagens contundentes.

Cida Bosschaerts


Um comentário:

Maria Helena disse...

Na minha opinião o português deve ser escrito e falado corretamente,dentro do mínimo necessário q a lingua exige.Uma pessoa q não fala corretamente o mínimo,como no caso da frase acima:"Os menino corajoso foi",considero de certa forma uma pessoa desatenciosa com as aulas e até com o mundo q o cerca,salvo alguns casos como :idosos q não tiveram acesso a escola e tampouco acesso a TV...rádio.Hj tdos tem acesso à escola,a meios de comunicção ,etc.
Se um aluno meu de terceira série falasse ou escrevesse assim,eu o corrigia,com didática,é claro.Outro caso q dá pra relevar é do sertanejo q não tem acesso à nada,ainda existe,embora creio q bem poucos.
E acho q não podemos comparar com a língua inglesa,q tem uma gramatica bem simples,sem muitas variações.Pra se aceitar tal coisa precisaria mudar radicalmente o português,e como isso é impossível,temos a obrigação de falar corretamente o mínimo.
Acho essa idéia oportunista,principalmente no q tange ao governo,q já não dá "conta" do caos da em q está a educaçao brasileira.
Preconceito pra mim não tem lógica nesse caso,falar completamente errado,sem o mínimo de concordância é algo desprezível nos dias de hj.
Estou te acompanando,pois tbm tenho um blog(tricô) e achei muito interessante seus comentários.
Um gde abraço!!!
E vamos lutar pela língua portuguesa!!!!!!!!!!!!
....embora meu blog trate de assunto completamente diferente...se quiser me fazer uma visita www.tricomcarinho.blogspot.com