quinta-feira, 10 de março de 2011

Ranking da riqueza

Saiu no caderno "Economia & Negócios", do Estadão de hoje, 10 de março, a lista das maiores fortunas do mundo. Não, meu nome não consta dela e acredito que nem o mais qualificado dos professores estará nela um dia!
As novidades são que Bill Gates não ocupa mais o topo da seletíssima lista, liderada agora pelo mexicano Carlos Slim Helu, dono da módica quantia de 74 bilhões de dólares. Gates tem 18 a menos, pobrezinho!
A outra novidade é que vários brasileiros estão no ranking, incluindo Eike Batista - o melhor classificado entre os tupiniquins - e as famílias Vilela e Moreira Salles, donas do Itaú.
Já sabem agora: incentivem seus fihos e netos a serem investidores ou banqueiros. Assim terão chance de estar entre os mais ricos!!

2 comentários:

Ana Lúcia disse...

E eu que só queria uma casa minha para morar, é nessas hora que eu me assombro com as desigualdades.

George Rodolfo disse...

O mais incrível é o aumento da quantidade de chineses na lista. Como que um país dito comunista pode ter bilionários? É curioso, não? Por outro lado há que se esclarecer que a riqueza desses homens não implica necessariamente em dinheiro na conta bancária, mas sim cotas de participação aplicado em empresas próprias ou de terceiros, o que significa que estão ricos mas também estão contratando muita gente e pagando salários. Você tem razão: ao ser investidor (em carrinhos de cachorro quente, em empresas individuais, ou em bolsa de valores, tanto faz), os jovens potencializam seu poder de multiplicação de riqueza e esse é sim o caminho do seu crescimento pessoal e coletivo (já que vão pagar salários). Infelizmente, o Estado está muito aquém do que se espera e comete pecados imensos em todas as suas instâncias.