terça-feira, 26 de julho de 2011

Noruega (e o mundo) de olhos arregalados

Os países escandinavos, com suas populações de hábitos discretos e politicamente corretos povoam nosso imaginário como lugares de paz, calma e harmonia.
Talvez por isso seja tão difícil entender o atentado duplo com carro-bomba contra Oslo e a tiros na Ilha de Utoya , considerado o maior massacre da história da Noruega desde a Segunda Guerra Mundial.
O ultradireitista Anders Behring Breivik, autor confesso do duplo atentado,  aparece nas fotos com os esperados cabelos loiros e olhos azuis e já foi classificado como  louco por muitos especialistas.
Fatos como esses nos levam a refletir sobre o mal, a violência, o terror. Em terras de injustiça social e instabilidade política, sem respeito aos direitos humanos, eles são vistos como a reação humana esperada e quase que obrigatória contra esses fatos. Mas, como justificar ou entender o ódio ao diferente, ao estrangeiro, abrigado em alguém que teve paz, casa, comida, escola, boas condições de vida e de trabalho, muitas vezes uma sólida orientação religiosa?
Ficam a interrogação, o susto, a perplexidade. Que estranhos caminhos percorre a mente humana, na sua tarefa diuturna de entender o mundo, entender-se a si próprio, encontrar seu canto e ser feliz?

Um comentário:

cecilia disse...

Cida , também estou ficando muito assustada com esses horrores, como vamos lutar contra esse mado? Acredito que ´so pregando o amor.