quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Números ... e números

      Números exercem fascínio sobre a mente humana. Alguns mais que outros. O número phi, por exemplo, representado por 1,618, chamado de "divina proporção", aparece na natureza e nas galáxias: na distribuição das estrelas em torno de um astro principal, no número de machos em relação ao de fêmeas, numa colmeia, nas espirais da concha de um caracol, na proporção entre a altura de um homem e a distância entre seu umbigo e o chão. Inúmeros outros exemplos aguçam a curiosidade de despertam as mentes para a beleza da matemática.
     Por outro lado, números há que nos fazem chorar. A capa da Veja edição 2240, de 26 de outubro, anuncia: em um ano, a corrupção institucionalizada na política brasileira desviou para o ralo da impunidade e da ganância o espantoso número de 85 000 000 000 de reais.
     Se a matemática é neutra, nossa indignação não precisa ser. Ela pode ser pessoal, emocionada e emocionante. Chega de ficar de boca fechada. É chegada a hora de dizer "basta!", do modo que pudermos: na igreja, na comunidade, nas escolas, nos meios de comunicação, em blogs famosos ou pouco conhecidos. Da soma de muitas vozes pode-se fazer uma sinfonia.

2 comentários:

Cleuza Garcia disse...

Uma sinfonia de murmúrios, lamentações e descontentamentos. È chegada a hora sim, em dizermos BASTA!!! afinal vivemos ou não em uma democracia, prá que ficarmos calados se estamos descontentes e sendo prejudicados de forma vergonhosa?? A voz é geral, só uma meia duzia de pessoas estão felizes com esta vergonha,ou seja os próprios beneficiários da roubalheira. Chega gente, a educação pede socorro, a saúde tbém e a segurança???!!! Deus meu!!! Nossa Pátria Mãe Gentil, pede socorro, vamos nos unir, não sei como, mas alguém saberá...Lembrem-se: A UNIÃO FAZ A FORÇA!!!!

cecilia disse...

Cida querida, partilho sua opinião, nunca me dei muito bem com os números , mas esses da corrupção dá para entender e ficar muito revoltado, né?????????Vamos à luta com todas as armas que pudermos...