quinta-feira, 16 de junho de 2011

Revendo ensinamentos (Superinteressante II)


Tenho falado a alunos e amigos, há muito tempo, que as noções de “estações do ano”, no Brasil, precisam ser revistas e ensinadas de outra maneira. O que aprendemos nos livros escolares são modelos europeus, com suas estações marcadas e distintas. Costumo brincar que, no Brasil (especificamente no oeste paulista) temos apenas duas estações: calor e MUITO CALOR!
E o que dizer de primavera, em terra que tem flores o ano inteiro? E outono como estação dos frutos? Minha humilde fruteira, hoje, em pleno inverno da folhinha, abriga sumarentos caquis, tangerinas e uma atemoia que eu espero amadurecer.
Isso me veio à lembrança lendo a mesma revista citada na postagem anterior, que traz informe do movimento Planeta Sustentável, com um mapa das frutas. As imagens confirmam: temos frutas o ano todo nas diferentes regiões do Brasil.
Meu pai sabia valorizar essa fartura de vitaminas e sabor. Dizia ele que o mamão devia ser valorizado pois tinha, segundo ele, “vitaminas do A ao Z” ! Aleluia!

Nenhum comentário: