segunda-feira, 4 de abril de 2011

Doutores e doutores

O ex-presidente Lula recebeu, na quarta passada, dia 30, o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra, Portugal.
Esse título é concedido a personalidades que se tenham destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
A Universidade de Brasília, por exemplo, concedeu essa honraria a ilustres brasileiros como Abdias do Nascimento, artista e ativista do movimento negro, a José Mindlin, bibliófilo, ex-secretário de Cultura, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a Anísio Teixeira e Milton Santos, eméritos educadores, a Lygia Fagundes Telles e Jorge Amado, reconhecidos e amados escritores, a Dom Paulo Evaristo Arns.
Estou aqui confabulando com meus botões e fechos éclair, tentando descobrir o motivo pelo qual o galardão foi entregue a um homem que não se distingue em nenhum dos aspectos arrolados nas exigências da premiação e do qual não se pode dizer que tenha sido um paladino na luta pela livre manifestação do pensamento.
Me ajudem a entender, por favor!

2 comentários:

André & Fabiana disse...

hehehe...logo o Lula receber uma titulação desta?!?! parece piada...

Ana Paula disse...

Tia, é impressionante mas estamos em uma época que o sorriso fácil e alcoólico vale muito mais que o saber e o respeito pelos sábios. É tudo muito triste, mas esse é o mundo que nossos descendentes receberão de herança.